sábado, 31 de janeiro de 2009

Economias de um sábado

Como já comentei anteriormente eu reduzi minhas idas na manicure a fim de economizar.
Fui hoje numa aqui no shopping perto de casa (depois de um mês sem fazer as garras). Mesmo assim, fiquei meio arrependida porque achei caro demais. Vou ter que pesquisar outra opção perto do trabalho. Sempre é possível conseguir uma economia, e às vezes aquele um real a menos faz toda a diferença.

De tarde, no finzinho, logo após dar uma corridinha no Vila Lobos, fui até a Fnac. Amo ir lá...pego um café, broinha de milho e fico lendo várias revistas de moda e fofoca (de graça). Também tem o estacionamento, é verdade, mas coloque no papel os custos de tudo isso. É uma distração baratinha e que vale muito a pena.

Cofrinho



Você já experimentou um cofrinho na sua na sua mesa de trabalho ou num cantinho do seu quarto?
Parece ridículo, mas te garanto que funciona. Coloca lá de vez em quando um troquinho ou uma moedinha que você vai ver o quanto sobra no final de uns meses.

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

A poupança da emergência

Tem muita gente que deve estar se perguntando aonde vai parar o seu dinheiro. Principalmente em épocas de crise quando as notícias sobre demissões são cada vez mais constantes.
Nessas horas a poupança da emergência faz sentido.
Aonde você gasta seu dinheiro? Você consegue ter disciplina para guardar nem que sejam 50 reais por mês?
Crise é momento de reflexão para mudança de comportamento.

sábado, 24 de janeiro de 2009

De grão em grão

Há uns dois anos, na verdade dois anos e um mês, eu descobri um rombo em uma conta minha. É uma conta que tenho única e exclusivamente para pagar financiamento do meu apartamento. Eu me confundi em algum mês e não depositei o valor correspondente a parcela do financiamento. Resultado: os juros correram e como eu simplesmente não tinha acesso ao saldo do banco tive que usar meu 13o salário de 2006 para cobrir a conta.
Continuei sem acesso ao saldo, mas comecei a depositar um "chorinho" a mais todos os meses, por causa das taxas que o banco sempre cobra.
Bom, depois de dois anos, eu resolvi começar a ver o extrato. Eu tive que ir mudar o endereço no banco e aproveitei para pedir um cartão.
Adivinha só: não é que tinham uns 700 reais lá????
Quase pulei de alegria porque vou depositar menos este mês para o pagamento da mensalidade. Claro, não vou zerar a conta e vou continuar depositando o chorinho a mais. Surpresas boas assim são sempre bem-vindas.

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Crise e aumento de renda

Com essa crise toda em que salários são congelados, empregos perdidos e lucros comprometidos, fica evidente o maior mal que um aumento de renda pode fazer ao ser humano: mudança no padrão de vida.

O que acontece é que quando se tem mais dinheiro na mão, tende-se a gastar mais. Até aí, ok. Somos humanos e merecemos um pouco mais de conforto depois de tanto trabalho árduo.

O que não pode é comprometer toda a renda em nome desse conforto, desse padrão de vida. Você tem que ter em mente que isso tudo pode diminuir ou acabar um dia.

Então, a proposta aqui é se adequar a um nivel de vida que:

- não comprometa toda sua renda
- que você consiga adaptar mesmo em tempos de vacas magras
- que você tenha reserva suficiente para arcar (no caso de uma dívida por exemplo)

Não se esqueça de que a crise americana teve início justamente no consumo desenfreado. Por exemplo: a pessoa tinha dinheiro para comprar uma casa de 600 mil dólares. Mas aí ela comprava uma de um milhão e financiava o valor faltante. Hoje, a casa vale uns 400 mil e o cara ainda tem a dívida para pagar.

Ao receber um aumento, ou assinar um contrato importante, não use seus impulsos consumistas para comemorar. Prefira esperar as coisas se firmarem e SEMPRE ter o valor total em caixa para uma estravagância.

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Dinheiro e Casamento

Já escutei muitos casos de diferenças de comportamento financeiro entre parceiros. Pode parecer radical da minha parte, mas tenho uma teoria que o entendimento financeiro é um dos principais motivos do sucesso do relacionamento.
Explico: nenhum casal que consiga se planejar e ter disciplina para atingir metas e sonhos dura.
Quando um dos dois não colabora ou não se esforça, o outro vai reclamar. E aí começam as brigas, as ofensas, etc
Um primeiro passo é que os casais comecem a falar abertamente sobre dinheiro. Ás vezes é doloroso, ou até um tabu. Mas ajuda e muito.
Não acho que a vida financeira deva ser reportada ao parceiro. Mas um equilibrio das contas em casa deve ser discutido.
Sugiro como leitura o livro Casais Inteligentes Enriquecem juntos, do Gustavo Cerbasi.

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Shopping around

Este post é para quem tem viagem marcada para o exterior e está com medo de se acabar nas compras. Em tempos de crise é bom que tenha medo mesmo.
Na Europa é tudo absurdamente caro (em países como Inglaterra e França).
Porém nos Estados Unidos, meu amigo...
É a terra do consumo. Tudo barato e acessível.
Com a crise, muitas marcas baixaram ainda mais seus preços.
Mas fique atento(a): nem toda promoção é bacana e nem toda pechincha vale a pena. Eis as dicas:

- esta vale para compras aqui e lá: só compre o que realmente for usar (ou presentear). Nessas de comprar por impulso o barato pode sair bem caro
- Cuidado com o que for levar. Avalie tamanho e peso. Não se esqueça que cada mala extra em vôos domésticos e internacionais são cobradas. E é uma fortuna
- Dinheiro: leve uma parte em cash e o resto cartão. Tente equilibrar as compras em ambos. A grande vantagem do cartão, se não houver nenhuma surpresa cambial, é que além de você ganhar uns dias, você pode ganhar milhas
- O local: fuja de compras em pontos turísticos. Procure os outlets que valem super a pena. Mas, quer saber? Nos States tem uma rede de lojas (em quase todos os estados e cidades) chamada Ross Dress For Less que é um achado. É o rapa do rapa da ponta de estoque da coleção antepassada. E quem liga? Quer uns exemplos do que já achei na Ross? Olha só:

* Bolsa Ralph Lauren: 12 dólares
* tênis Tommy Hilfiger: 26 dólares
* meias nike, ou pulman, ou adidas: 3 dólares o pacote com 6
* Óculos Armani Exchange: 18 dólares
* Óculos Oscar de La renta: 10 dólares

E antes que você queira cortar o barato: tudo original!

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Compras no Exterior

Vi que deram um google neste tema e chegaram neste blog.
Vou desenvolver o texto em breve.

Investimentos

Se você é antenado em tudo o que acontece, deve ter notado que várias publicações neste início de ano estão dando dicas e manuias de onde investir. Dá uma espiadinha na Vocêr SA, Veja desta semana, Exame...
São dicas boas, é verdade.
Mas não esqueça: para investir é necessário que sobre dinheiro. Portanto de nada adianta guardar se você deve.
Quite suas contas!

Cartão de Crédito de novo

Para que eu consiga ganhar uns dias nas minhas contas, uso dois cartões de crédito.
Só que a diferença entre os dias estava meio irreal. O mais aceito eu só podia usar durante uns dez dias e no restante do mês o outro.
Por conta disso, mudei a data do cartão de crédito mais usado. Para minha surpresa, ao invés de receber a fatura antecipadamente, só receberei em fevereiro com o montante de janeiro acumulado.

Aí entra o bom senso e disciplina.
Bom senso para ter guardadinho o dinheiro de janeiro e não deixar acumular no de fevereiro.
Disciplina para não se levar pelo prazo estendido e sair gastando.

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

E fica a dica...

Para organizar as contas de casa meu marido criou uma planilha que podemos acessar remotamente.
Você pode criar a sua em google.docs (ou algo assim).
Fica mais fácil de controlar os gastos e estimar os custos do mês.

Meta ajuda a economizar

Para você guardar dinheiro e pensar duas vezes antes de comprar aquela bolsinha, etc etc, vc deve ter uma meta clara e palpável.
A minha para este ano é tentar quitar meu apartamento. É uma meta agressiva eu sei, mas estou fazendo alguns pequenos cortes no meu estilo de vida que podem ajudar.

Se por um lado eu pago caríssimo na academia, por outro cortei a manicure (só uma vez por mês agora), saídas, almoços e jantares fora (estou cozinhando mais em casa) e cinemas na matinê de domingo.

Isso sem contar as pequenas compras.

Já está começando a fazer a diferença no meu orçamento.
E o seu? Quais as mudanças para 2009?
 
Free counter and web stats